Há duas toneladas de ouro nas minas de Castromil

Por admin, Quinta, 13 de Abril de 2006 - 13:01
Foi hoje publicado no Jornal de Notícias um artigo onde são abordadas as minas de ouro de Castromil e o seu potencial económico. Destaca-se do texto a previsão da existência de 2 toneladas de ouro na nossa freguesia. Clique em Ler Mais para ver o artigo completo."Os especialistas garantem que há, pelo menos, duas toneladas de ouro por explorar nas minas de Castromil, freguesia da Sobreira, Paredes. Há cerca de três meses as Minas da Panasqueira - Beralt Tin & Wolfram (Portugal), S.A. requereram ao Governo autorização para iniciar a prospecção da zona. Agora, a Câmara, aproveitando um estudo de um perito de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, decidiu avançar com um parque temático na zona.

O rio Sousa rasga a meio um dos mais importantes depósitos de ouro do país de um lado as Covas de Castromil, pertence a Paredes; e do outro a serra da Quinta, parte em Paredes e outra em Penafiel. Do lado das Covas de Castromil conserva-se um importante espólio arqueológico de minas exploradas por romanos e hoje desactivadas; do outro lado, há ouro a explorar.

A partir de 1994, a Connary Minerals, com sucursal em Castromil, realizou um estudo de prospecção numa área de cerca de 82 quilómetros quadrados. Foi possível concluir que a exploração da jazida de ouro era viável, mas a pretensão foi recusada, em 2000, pelo Ministério do Ambiente. É neste último pedaço da serra da Quinta que existe, pelo menos, duas toneladas de ouro

O professor universitário Alexandre Lima, que, desde ontem, tem patente uma exposição na Casa da Cultura, avançou com um estudo que mostra o potencial escondido. Aproveitando o estudo, a Câmara decidiu avançar com um pequenas visitas, que poderão dar origem a um parque temático, na freguesia da Sobreira.

Para o especialista "o facto de as minas da Panasqueira terem pedido autorização ao Governo paras regressar à prospecção de ouro é uma boa notícia". "Não podemos pensar que, ao preço do ouro e pela importância que o metal tem hoje na economia mundial, o nosso país se dê ao luxo de ter ali ouro por explorar". José Vinha"

in Jornal de Notícias
Categoria

Comentários

Desenvolvido por Drupal