Minas de Ouro de Castromil visitadas pela Universidade do Porto

Versão de impressão
As Minas de Ouro de Castromil estarão, mais uma vez, num dos programas de Verão da Universidade do Porto. O projecto "Universidade Junior" da U.P., que proporciona aos participantes uma envolvência no ambiente da universidade, trará os participantes da área de Geologia do programa "Verão em Projecto" à nossa freguesia, para efectuar uma verdadeira prospecção de ouro nas famosas minas de ouro. A própria página da Universidade faz referência ao evento:

"-A corrida ao Ouro - Dos Romanos à actualidade

Os recursos da Terra, sejam eles recursos minerais metálicos (ouro, alumí­nio, ferro, etc.), não metálicos (caulino, feldspato, talco, etc.), ou os recursos energéticos (petróleo, carvão, gás, etc.) são algo imprescindí­vel ao funcionamento e bem-estar das sociedades modernas.

Neste projecto terás a oportunidade de ficar a conhecer as noções básicas da Geologia dos Recursos Geológicos, fazer Prospecção Geoquí­mica e Prospecção Geofí­sica numa aventura sem igual. Vais ainda ser convidado a entrar no mundo da Geologia estando prevista uma visita à Mina de Ouro de Castromil onde poderás mesmo fazer prospecção de ouro! Mas os trabalhos não ficam por aqui, vais poder aprender muitas coisas sobre a mineralogia e microscopia de minérios e reflectir sobre o trabalho que realizaste no campo com os teus amigos!

Vem conhecer a Geologia e saber mais sobre uma actividade que tem cerca de 2000 anos na história do Noroeste da Pení­nsula Ibérica!"
in Universidade Junior - Universidade do Porto

Categoria: