Fronteira entre a Sobreira e Recarei

Versão de impressão

Onde são os Limites?

Se tinha dúvidas quanto à divisão entre as freguesia da Sobreira e Recarei, poderá dissipá-las agora com este excelente documento que data de 31 de Agosto de 1940 aquando da ascensão do professor António de Oliveira Salazar e ainda no tempo de António Óscar de Fragoso Carmona.

Um Documento Histórico que sem dúvida vale a pena ler.

Aqui fica :

Documento sobre a Divisão das Freguesias da Sobreira e Recarei

Cedido por Abel Leão

Categoria:

Comentários

gostaria de ver a autentificação deste documento por um notário ou quem de direito. Até lé é apenas um papel!....

até porque acho que as fronteiras da mouraria vão muito mais abaixo do que aí­ estão

 

Mais uma prova inequivoca de quem é a Estação e a Escola EB.

Mais um ponto para os Sobreirenses

Esta é especial para o IVO que tem a mania!

Prova de que o que é da Sobreira num dá para tirar!!!

Não é como ele citou no Jornal!!!

Um abraço

 

eu sei que vos custa ver a estação!

Não nos ves amuados por causa da piscina! fiquem lá com ela!

Do "Ivo-que-tem-a-mania" para o Anónimo!!

Não é que eu tenha por hábito responder a provocações de quem quer que seja, muito menos de "anónimos", mas parece-me que a ignorância exacerbada, de facto, deve ser mantida é no anonimato para que o individuo em si não passe pela vergonha de assumir verdadeiramente quem é! Mas vamos por pontos:

Ponto1. Nunca, em momento algum, eu referi ou citei, no jornal do qual sou correspondente há mais de um ano, que a Estação ou a Escola E. B. 2 e 3 pertenciam a Recarei! Quem não sabe ler ou interpretar o que lê, só tem uma solução... voltar á Escola! 

Ponto2. Nunca ninguém verá da minha parte, declarações ou acções de "rivalidade" para com a freguesia da Sobreira, porque me parece que situações desse tipo só rotulam de "ignorantes" e "retrógrados" quem as pratica! Tenho tanto respeito pela Sobreira, e pelos Sobreirenses, como tenho por Recarei e pelos Recaredenses!

Ponto3. Quem não sabe interpretar ou respeitar opiniões não merece a minha consideração!

Ponto4. Não me escondo atrás de nicknames!!!!

Ponto5. Também possuo uma cópia deste documento e inclusive fotocópias dos Diários da República em que este assunto foi publicado... <Não preciso que mo "dediquem"...!!!> 

Desejo as maiores felicidades ao Sobreira.net, página esta que no geral sempre me mereceu elogios, e espero que continue a melhorar de dia para dia, como aliás se tem verificado.

Ivo Rafael - Recarei

 

 

 

Fiquei muito surpreendido com a qualidade deste espaço,  dedicado á nossa querida Sobreira.

No entanto cabe-me referir, que esta página não se deve limitar a descrever o quie de bom se faz aqui, mas igualmente denunciar o que faz denegrir a imagem desta querida terra.

o meu muito obrigado ao obreiro desta página dedicada á nossa terra.

Retrato de admin

Obrigado anónimo...

Tem toda a razão em dizer que este site não se deve limitar aos aspectos positivos da Sobreira, o Sobreira.net tem em vista também, criticar os aspectos negativos da Sobreira para que estes possam ser corrigido, não nos vamos limitar a criticar apenas porque nos apetece, mas criticaremos quando encontrar-mos algo que nos faça achar que está mal, ou que feito de outra maneira teria um melhor proveito...

Se ainda não sabia, fica agora a saber que os membros registados podem colocar mensagens, com aspectos positivos ou negativos da nossa freguesia, no forúm respectivo.

Não pretendemos mostrar apenas o lado positivo, porque isso quereria dizer que a Sobreira era perfeita, preocupa-nos também as situações que ainda não estão resolvidas e os problemas deixados em aberto na nossa freguesia, de forma a que estes possam ser corrigidos, tentando assim fazer da nossa vila um lugar melhor... Porquê contertamo-nos com aquilo que temos se achamos que podemos e merecemos muito mais?

Um abraço,

André Pinto -> Sobreira.net

Vou ter que comentar o que interessa!

O artigo é extremamente curioso e mostra como o Povo da sobreira é, ou seja, sereno e até relativamente bondoso e generoso (pelas fronteiras metade não pertencia a Recarei).

Em relação aos comentários de um tal de Ivo Rafael, Uma coisa a assinalar:

1. Tem memória curta, uma vez que, já se esqueceu do seu artigo sobre elevação da Freguesia de Recarei a Vila, onde escreve que Recarei possui uma Estação. Mas isso não interessa, um pequeno lapso, para uma manete tão pequena.

Mais uma vez, parabéns ao André pelo Site.

Um abraço,

Rui Pedro Carvalho

Como o Senhor Rui Pedro Carvalho disse no iní­cio que "ia comentar o que lhe interessava", tenho a dizer que fico muití­ssimo satisfeito que o meu trabalho no Progresso de Paredes e os meus comentários, lhe suscitem esse "interesse"!

Espero que continue atento a ele porque é algo que faço com muito prazer, com muito boa-vontade, e tentando não errar muito na composição do texto e no respectivo conteúdo gramatical.

Nota: E digo boa-vontade porque efectivamente não sou formado em jornalismo, nem nunca tive lições de deontologia... por isso, enfim... faço apenas o que sei!

Ah...só mais uma coisa... "um tal Ivo Rafael"??? eu não o conheço nem o senhor a mim, mas nunca o tratei dessa forma... Por favor respeite quem lhe respeita!

Não voltarei a perder tempo consigo...

Cá vai uma lição gratuita de ética e deontologia, e já agora aplicada por muita gente humilde nas constantes experiência da sua vida (bom senso):

Quando erramos, corrigimos, não passamos por cima nem fazemos de conta que não aconteceu. Simplesmente tentamos contornar a questão nunca admitindo o erro.

Mas isto é só para quem tem um pouco de bom senso, quem não tem...

 

 

Rui acho q com individuos da classe -desse- tal Ivo Rafael nem merecem qualquer tipo de resposta...

Quanto ao trabalho que tens vindo a desenvolver por todos os SOBREIRENSES aqui fica o meu agradecimento,bem como os votos de um continuo bom trabalho,pois a VILA necessita de todo o empenho de jovens como tu.Seremos os Homens do futuro da nossa querida Sobreira!!!!

UM bem aja para todos....

 

 

Pois ora aí­ está um bom comentário.

Assim esse Ivo Rafael pode ser que aprenda a não se meter com o Povo da Sobreira!

é que intervenções de baixo ní­vel já chegam as dele!

Paráebens pelo Site, André.

Rui continua a desenvolver o trabalho em prol da Sobreira!!

Um abraço para todos os Sobreirenses!

Miguel

Ola pessoal!

Acabei de lêr as mensagens e vi uma luta entre duas pessoas que conheço, uma de vista que é o Ivo outra por ser meu vizinho o Rui.Acho que o Ivo devia contar lá para o jornal a pouca vergonha que o pessoal de recarei fez para tentar roubar a escola à SOBREIRA, mas nós mostra-mos quem somos...em relação í¨ estação que está na SOBREIRA, não fiquem tristes pq têm o apeadeiro e melhor só na farmácia...que por acaso só tem na SOBREIRA, e se precisares de ajuda terás uma ambulância da cruz vermelha da SOBREIRA, que te poderá levar para o posto médico da SOBREIRA... enfim exmº sr. dr IVO não querem mesmo ir para Valongo!!!

Rui já o mandaste fazer uma introspecção??

um abraço ao Rui e ao povo da sobreira, e aos meus amigos de recarei...

 

 

Muito bem Miguel, mas esquecete-te que se precisarem de de um centro de Dia, têm um na SOBREIRA, se querem fazer Teatro, tem uma Escola na SOBREIRA, Se quiserem ver espectáculos de qualidade vão ao Auditório do Grupo de Jovens Nova Esperença, na SOBREIRA, se quiserem ter as crianças ocupadas vão ao ATL da SOBREIRA e por fim mas não por último, se quiserem fazer  fazer parte da melhor Associação Juvenil do Vale do Sousa inscrevam-se no Grupo de Jovens Nova Esperança, na SOBREIRA, claro.... 

A mensagem anterior é minha. Peço desculpa mas tive alguns problemas com o login...

 

Cá vai o meu comentário: Eu que sou uma pessoa neutra ( não sou da Sobreira nem de Recarei ) acho que quer o Ivo rafael, quer o RuiPedro ( conheço ambos )agiram muito mal, aliás não vi deontologia nenhuma de ambas as partes. O que começou por ser uma simples correção acabou... acabou por ser uma DISCUSSíO, um diz que não diz... Meninos o que é isto? Comportem-se como vizinhos e humanos que são!! CCRS

O documento apresentado data de 1940!!! Eu não acredito que ainda nos estejamos a prender a este tipo de pormenores. O que realmente importa é que as instituições existam e que estejam ao serviço da comunidade. Tal como, a piscina, a cruz vermelha... Com certeza não se licenciaram ou estudaram sempre na Sobreira os Recarei. Tiveram de ir para o Porto, Braga ou outros. Quero lá saber que a piscina esteja a ser construida em Recarei... Sou da Sobreira e quando ela tiver construida conto dar lá uma braçadas!!!!

Cuidem-se!

Que eu saiba,a escola da sobreira sempre ficou na sobreira...Apesar da Sobreira ter muitas instituições,RECAREI também tem e só não vê quem não quer...Se a Sobreira é assim tão grande,tão desenvolvida,porque é que não construiram a piscina lá!?ou vão-me dizer que as piscinas localizam-se na Sobreira?deixem-se dessas coisas...
Um abraço para todos.....
:)

e triste mas e verdade esse documento de 1940 esta bastante atrasado visto que Recarei separou-se da Sobreira em 1886 e a primeira divisória era feita junto a casa do Senhor Augusto Taxista, o que implica pela primeira divisória que as piscinas acabariam por ser da Sobreira, mas pelo que vejo tambem não sao de Recarei, porque o nome da Piscina e "Sul do Concelho" ou seja pertence a Aguiar de Sousa, a Recarei, a Sobreira, a Parada.

se tiveres duvidas vai a Biblioteca Municipal do Porto que eles la tem documentos que te comprovam.

um abraço

Como e possivel perder tempo com este paleio.

tenham juizo,meninos.

SE QUISEREM VER OS LIMITES CONSULTEM AS CARTAS CARTOGRAFICAS MILITARES E DEPOIS DIGAM ALGUMA COISA