Boletim PS Sobreira

Por admin, Quinta, 25 de Agosto de 2005 - 00:00

Candidatura à Junta de Freguesia da Sobreira




MANIFESTO

 

Após profunda e alargada reflexão, sustentada por vontade própria de assumir o desafio e, respondendo a honroso convite formulado por sobreirenses que amam a Sobreira e querem, acima de tudo, o melhor para a Sobreira, aceitei construir e liderar a lista de candidatos aos órgãos a sufragar nas Autárquicas 2005.

O convite, que muito me honra, foi-me dirigido e formulado pelos órgãos locais e concelhios do Partido Socialista. É pois nessa matriz partidária que, na qualidade de não vinculado partidáriamente, fundarei os meus compromissos com os sobreirenses. Todos, independentemente das suas filiações, simpatias e/ou opções partidárias, serão alvo da nossa atenção e empenhamento na procura de satisfação dos seus anseios.

Com a minha candidatura à Presidência da Junta de Freguesia, nos termos em que foi promovida e aceite, proponho-me oferecer aos sobreirenses, o melhor de mim na auscultação atenta dos seus anseios individuais e colectivos, na promoção e na dinamização das medidas tidas por essenciais, na procura permanente do bem-estar comum. Não é tarefa fácil, eu sei e estou disso consciente, mas, é o dever a que me vinculo no usufruto de um direito de cidadania a que livre e responsávelmente quiz aceder.

O programa eleitoral desta candidatura descreverá com rigor e profundidade as acções a desenvolver nas diversas frentes onde os interesses individuais e colectivos, e o bem comum tenham cabimento, expressão e sentido.

Prometer a realização de Obra Pública por decisão e iniciativa da Junta de Freguesia é acto demagógico e mentiroso que recuso assumir. A Junta de Freguesia não dispõe de autonomia financeira para a realização de obras de impacto estruturante e de beneficiação profunda. A promessa e o compromisso que solenemente assumo com os sobreirenses é a de defender com total empenho e intransigência, na Câmara Municipal e em todas as instâncias de recurso, as iniciativas promovidas pela Junta de Freguesia.

Não me move qualquer sentimento de desprezo pela obra feita pelas antecessoras Juntas, apenas sinto que é possí­vel iniciar uma nova forma de encarar os problemas da nossa terra e encontrar soluções diferentes para satisfazer os anseios dos sobreirenses e para que seja bom viver na Sobreira.

A equipe de que me faço acompanhar nesta candidatura e que passarei a liderar - estou confiante que o mandato dos sobreirenses nos será confiado - foi recrutada com base nos seguintes critérios:

Coesão e espí­rito de equipe; boa identificação com a Sobreira e as suas necessidades; total disponibilidade para cumprir, com total empenho, responsabilidade e independência, as tarefas emergentes do mandato; recrutamento preferencial no todo geográfico da Sobreira, facto que constitui uma garantia suplementar da efectiva representatividade dos habitantes de cada lugar da freguesia.

É, em resumo identificador, uma equipe que constitui um todo coeso e uma enorme mais-valia para a boa e eficaz defesa e execução do programa eleitoral.

Apesar da carga subjectiva contida na palavra - UNIíO, tomarei esta como lema da campanha e promessa de acção no decorrer do mandato. Considero necessário esbater e, na medida do possí­vel anular linhas de fractura fácilmente identificáveis que dividem os sobreirenses e em nada favorecem os seus desí­gnios como comunidade.

Os sobreirenses devem unir-se e solidarizar-se em todas as relizações que no seu espaço tenham lugar, sejam elas de carácter cultural, desportivo, religioso, social, etc.

Todas as iniciativas que na Sobreira tenham lugar, independentemente do local onde ocorram e de quem as promova, do seu cariz e alcance, beneficiarão sempre com total respeito pelo espí­rito e independência da iniciativa, do apoio declarado e tácito da Junta de Freguesia.

Não raras vezes, identifica-se na atitude dos sobreirenses com capacidade de iniciativa, um sentimento de que "não vale a pena metermo-nos nisto ou naquilo, pois só vamos encontrar chatices se se metermos a fazer alguma coisa!" Vamos pois, tentar anular e inverter esse sentimento castrador de iniciativas.

A Junta de Freguesia, como lhe compete, não deixará de apoiar e estimular quem se propuzer trabalhar pela sua terra, e tantas são as iniciativas que podem ser tomadas em sintonia com a Junta de Freguesia pela melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente; em actividades sócio-culturais; na preservação das nossas raí­zes e tradições; na identificação e preservação das "marcas" fí­sicas do nosso passado - património construido, caminhos, vielas e carreiros, cemitério, rio e seus equipamentos, moinhos e azenhas, linhas de água, minas e seus fins, etc.etc.

 

Como atrás referi, a minha candidatura resultou do convite formulado pelos órgãos locais do Partido Socialista e da minha vontade de servir, na Presidência da Junta de Freguesia os Sobreirenses. Para que o sucesso eleitoral, na prespectiva desta candidatura, seja total, é imprescindí­vel colocar na Presidência da Câmara, o Candidato do Partido Socialista - Dr Ilí­dio Meireles.

 

Para quem conhece este Senhor, não é preciso apresentação! a quem não teve a fortuna de o conhecer, sugerimos que se informem, para além da oportunidade que terão, acompanhando as acções de campanha que a sua candidatura promove neste perí­odo eleitoral.

 

Estudem bem a personalidade dos candidatos; são eles que vão melhorar! ou complicar !! a nossa vida, por isso a escolha tem de ser bem cuidada.

 

Dia 9 de Outubro, que a Sobreira dê uma lição de civismo e democracia ao nosso Concelho e a Portugal - VAMOS TODOS VOTAR - VOTAR EM MASSA - EXPRESSAR A NOSSA VONTADE E BATER TODOS OS RECORDS DE PARTICIPAÇíO.

 

Sobreira, 20 de Agosto de 2005-08-15

 

Obrigado,
Abel Leão

Programa para a Sobreira


(clique em cima para aumentar)


Caros amigos:

 

Foi numa prespectiva de desenvolvimento real, que escolhi um grupo de pessoas que cimentado por um espí­rito de coesão se propõe dar uma nova vida à Sobreira e aos sobreirenses.

 

Ciente das dificuldades que vamos encontrar, pelos efeitos nefastos da conjuntura económica e pelo endividamento da Câmara Municipal, e por consequência, pelos parcos recursos que serão disponibilizados para a Junta de Freguesia, seria demagógico sustentar a minha candidatura com promessas utópicas e puramente demagógicas! Cumpre-me, no entanto dar a conhecer alguns dos objectivos que serão o MEU COMPROMISSO, e pelos quais empenharei a minha luta perante o poder instituí­do: assim, são estas as principais vertentes a que dedicarei o nosso esforço:

 

Educação: - Ampla sintonia e colaboração com as escolas e jardins de infância no sentido de ultrapassar as dificuldades e deficiências em todos os estabelecimentos de ensino, dinamizando ao máximo a ligação da escola com a comunidade.

 

Acção Social: - Estudo sério da realidade vivida na Sobreira, e duma forma radical e despretenciosa, devolver a dignidade a todas as pessoas,

 

Associações: - Colaboração plena com todas as associações, no sentido de rentabilizar o seu trabalho e provocar-lhes um aumento da sua dinâmica, para que seja justificada a sua existência como tal.

 

Juventude: - Olhar para a juventude com "olhos de ver" e aproveitar toda a sua energia e favor do progresso desta comunidade. Dar-lhes condições para que a sua criatividade, a sua energia, o seu arrojo e dinamismo, tenham espaço para se manifestarem na sua plenitude! está aqui um tesouro escondido que não se tentou abrir até hoje.

 

Património: - Defesa do nosso património em todas as suas vertentes, é o nosso passado em causa, as nossas raí­zes; caminhos, vielas, carreiros, cemitério, o rio, moinhos, azenhas, minas, linhas de água, são marcas que nos identificam com a sobreira e que justificam a nossa existência.

 

Desporto: - alargar até onde for humanamente possí­vel, a prática desportiva, abrir este campo à comunidade e derrubar os muros que marginalizam as pessoas desta saudável actividade.

 

Ambiente: - Assunto de importantí­ssima reflexão, e tratamento preferencial para devolvermos à Sobreira o que de melhor ela tinha umas décadas atrás! se pactuarmos com a destruição da natureza , seremos engolidos por ela!

 

Turismo: - Dentro do possí­vel, faremos tudo para que na Sobreira existam motivos de interesse que atraiam visitantes, zonas de lazer interessantes e acolhedoras, lugares aprazí­veis que sejam um pólo aglutinador, que provoque a aproximação das pessoas e desperte em todos, o sentimento de comunidade que aos poucos se tem vindo a perder.

 

Haverá projectos em fase mais ou menos adiantada de implementação; a esses será dado o devido acompanhamento para sua cabal concretização.

 

Seremos radicalmente contra o desperdí­cio ou gastos inúteis, e muito menos pactuaremos com despesas inadmissí­veis em eventos de puro "folclore" polí­tico.

 

Assumimos o compromisso de gerir o pouco que temos em acções de benefí­cio para a Sobreira e para os sobreirenses. Seremos intransigentes na luta pelo rigor, e pela União dos sobreirenses à volta de um projecto de futuro, para que! Seja bom viver na Sobreira.

 

Abel Leão


Prioridades



Prioridades PS - Sobreira



Por tradição, uma campanha eleitoral reveste-se das mais diversas acções perante o eleitorado, na tentativa de o convencer ao voto. É um procedimento lógico, desde que não ultrapasse determinados limites. Refiro-me principalmente às célebres promessas que habitualmente se fazem, mesmo sabendo-se da sua impossibilidade de execução. Isso é de tal forma grave que resulta, como é do conhecimento geral, num descrédito geral da população perante o que ouve dos polí­ticos nestas ocasiões. Os culpados são os candidatos e é necessária alguma moderação nessas promessas .
Aminha candidatura tem em vista a resolução de determinados problemas locais pelos quais se vai empenhar.
Iremos pautar o nosso empenhamento nos seguintes pontos, cuja prioridade será alvo de análise futura:

Iluminação:

  • Estrada do lugar de Quinta.
  • Rua da Asprela em Vilar.
  • Rua da Leirinha em Vilar.
  • Rua da Junqueira até Castromil.
  • Revisão geral da rede dedistribuição e iluminação em Castromil e melhoramentos em Santa Comba.

Caminhos

  • Melhoramentos em quase todos os lugares com prioridade aos lugares que têm sido mais "esquecidos".
 

Ambiente

  • Saneamento Básico.
  • Estudo das situações existentes nomeadamente no rio Sousa.
  • Urgente melhoramento das condições para abastecimento dos meios aéreos para combate a incêndios.
  • Recuperação da "levada nova" no rio Sousa.

Equipamentos

  • Criação de um parque automóvel junto ao centro de saúde.
  • Recuperação do edifí­cio da antiga Junta de Freguesia para utilização condigna.
  • Criação de um local de lazer e acolhedor, acautelando e reposição da dignidade a locais de já existentes.
  • Solução efectiva do parque de jogos do Imperial Sobreirense.
  • Abrigo do espaço de recreio na Escola da Devesa.
  • Estudo e iniciação do processo na perspectiva de alargamento dos cemitérios de Santa Comba e Sobreira.

Acessibilidades

  • Construção por parte da Câmara da ligação varianteda PS 5 à PI 3 (desde a zona da Junta de Freguesia à rotunda do Pinhal), cujo arranque já foi festejado com grande foguetório no dia seguinte as eleições de2001.
  • Construção de uma rua de acesso de Vilar à escola de Casconha.

Água ao domicí­lio

  • Melhoria da exploração e distribuição de água em Vilar.
  • Colaboração com a cooperativa de águas de Casconha no sentido de solução dos problemas existentes no fornecimento de água aos utentes.
  • Colaboração com as cooperativas de abastecimento de água na sua defesa perante a ameaça que se avizinha de usurpação destas porentidades privadas.

Desporto

  • Apoio a todas a modalidades existentes, futebol e hóquei em patins e promoção de outras, principalmente o andebol feminino e masculino.
  • Tornar a prática desportiva mais abrangente promovendo o desporto para todos e todas as idades.

Património

  • Recuperação de moinhos e azenhas por aproveitamento de financiamentos especí­ficos.
  • Recuperação do património religioso, nomeadamente as "via sacras" de Castromil e Devesa.
  • Levantamento e preservação da necrópole existente no adro.
  • Levantamento dos baldios de Santa Comba.


Daremos continuidade a todos os projectos em fase de elaboração ou já apresentados pela Junta de Freguesia.

Humanização de Junta de Freguesia
- Todos os cidadãos terão perante esta junta os mesmos direitos e deveres.
Acabremos com a discriminação no dia em que tomarmos posse - Poremos fim ao compadrio, aos benefí­cios especiais para pessoas "especiais" seja perante a Junta de Freguesia, ou perante a Câmara Municipal. 
FINALMENTE - reporemos a liberdade de expressão - ainda há muitas pessoas com "medo" de falar, existem ameaças que amordaçam a liberdade de expressão na Sobreira - O 25 de Abril foi em 1974!

Abel Leão


Lista

Lista de Candidatos do Partido Socialista à Sobreira
Autárquicas 2005




 
N.º
Nome
Idade
Profissão
Lugar
1
Abel í‚ngelo Alves Soares Leão
55
Comerciante
Devesa
2
José Augusto Moreira Coelho
47
Tipógrafo
Pinhal
3
António José Rodrigues Fontes
42
Funcionário Público
Santa Comba
4
António Oliveira Silva
55
Reformado
Casconha
5
Fernando Nogueira Gonçalves
52
Técnico Têxtil
Devesa
6
Licí­nio Rodrigues Moreira
66
Aposentado
Vilar
7
José Luí­s Barbosa Soares
49
Serralheiro Mecânico
Casconha
8
Abel Alberto Alves da Rocha
64
Reformado
Casconha
9
José Fernando Rocha Nogueira
41
Empresário
Estação
10
Manuel Barbosa Faria Durães
56
Motorista
Castromil
11
José António Martins Gonçalves
54
Reformado
Santa Comba
12
José Luí­s Moreira do Couto
24
Empr. Armazém
Quinta
13
Maria Madalena Pereira de Sousa
40
Costureira
Castromil
14
José António Santos Coelho
50
Motorista
Santa Comba
15
Ana Maria R. Rodrigues Morais
30
Técn. Sist. Design
Outeiro
16
Ana Maria Rodrigues Teixeira
26
Emp. Fabril
Casconha
17
Ana Cristina Barbosa Teixeira
20
Estudante
Estação
18
Aventino Ribeiro de Carvalho
65
Reformado
Aguim
Categoria

Comentários

Desenvolvido por Drupal